Solução de Problemas e Suporte

Este capítulo fornece informações sobre como resolver problemas comuns que os usuários podem encontrar no cluster HPC Marvin e como obter suporte se precisar de ajuda adicional.

Suporte

O suporte está disponível por meio de e-mail (jose.pereira@lnbio.cnpem.br) ou da plataforma GitHub Issues. Ao contatar o suporte, por favor, forneça o máximo de informações possível, incluindo o usuário, o nome do trabalho, a hora e a data em que ocorreu o problema e quaisquer mensagens de erro que você tenha recebido. Isso ajudará o suporte a identificar e resolver o problema com maior rapidez e eficiência.

Problemas comuns

Esta seção fornece uma lista de problemas comuns que os usuários podem encontrar ao usar o HPC Marvin, bem como possíveis soluções para esses problemas.

  • Problemas de conexão: Se você estiver tendo problemas para se conectar ao cluster, verifique se a sua conexão com a internet está funcionando corretamente. Também é possível que o servidor esteja temporariamente indisponível devido a manutenção programada ou problemas técnicos. Nesse caso, aguarde um pouco e tente se conectar novamente mais tarde.
  • Problemas de autenticação: Se você estiver tendo problemas para autenticar sua conta, verifique se as credenciais de login estão corretas e se você tem permissão para acessar o cluster. Se o problema persistir, entre em contato com o suporte.
  • Problemas de transferência de arquivos: Se você estiver tendo problemas para transferir arquivos para ou do cluster, verifique se o seu cliente de FTP ou SSH está configurado corretamente e se você tem as permissões necessárias para acessar os diretórios desejados. Verifique também se a sua conexão com a internet está funcionando corretamente.
  • Problemas de execução de trabalhos: Se você estiver tendo problemas para executar trabalhos no cluster, verifique se o script de submissão de trabalho está correto e se você tem as permissões necessárias para executar o trabalho. Também é possível que o trabalho esteja tentando acessar recursos que não estão disponíveis ou que outros trabalhos estejam monopolizando os recursos do cluster. Nesse caso, tente executar o trabalho em um horário diferente ou entre em contato com o suporte.

Se você encontrar algum problema que não pode ser resolvido usando as informações deste manual, ou se tiver alguma dúvida ou sugestão sobre a documentação, entre em contato com os mantenedores do HPC Marvin.